O resultado do IPCA veio abaixo da expectativa do mercado. O IBGE calculou uma inflação de 0,08% em Junho de 2012. O que é mais um sinal de desaceleração da economia brasileira.
O que chama atenção é a causa deste valor baixo. Grande parte desse resultado se deve a redução de tributos sobre o preço final de veículos (AQUI). O que é de certa forma intrigante. Ou seja, o governo está diminuindo impostos e isso reduz a inflação. Mas, o preço pode não ter caído por efeitos de oferta e demanda e sim porque calculamos o preço com impostos.
Caso calculássemos o preço do produto sem o imposto final, toda e qualquer variação de preço observada seria primordialmente fruto de mudanças na relação oferta e demanda.
Quem gostou do tema pode ler mais AQUI.
PS: Mais do que isso, se no momento da venda fosse apresentado ao consumidor o preço do produto, o valor dos impostos e só depois o preço final, o conhecimento da população sobre a carga tributária seria muito maior. E a cobrança sobre as autoridades também.





3 comentários:
Cristiano, eu gostaria de calcular o efeito da redução de tributos diversos sobre a inflação este ano. Mas esbarrei em vários problemas metodológicos, como "não houve queda do preço de IPI para carro usado mas mesmo assim ele caiu POR CAUSA da redução do IPI de carro novo". Alguma sugestão?
Ao invés de comprar um usado, na curva de manutenção, a escolha "normal", recai sobre um novo "mais barato", dado os prazos mais longos, empréstimos mais facilitados etc. com "valores que cabem no bolso". Mesmo que sejam tecnologicamente defasados ou 1.0 Flex ou 2.0 cheios de acessórios pagos à parte. Um carro estrangeiro, chinês, zero, não tem acessórios pagos à parte. A redução dos impostos tornam o "novo nacional", mais atrativo.
Luiza,
eu posso estar enganado, mas não existe IPI sobre carro usado.
Ele é um produto substituto, logo, seu preço tem que cair mesmo.
A melhor forma é tentar estimar como teria sido o IPCA sem a mudança de impostos, assumindo que o preço não tivesse mudado para aquele produto.
Por exemplo, no caso do IPI do carro novo, caso ele tivesse ficado no mesmo preço (e com isso o carro usado também), a inflação teria sido algo como 0,21% em junho.
Abs
Cristiano
Postar um comentário